Chamado?

Muitos se perguntam: “Como podemos saber com certeza que Deus está nos chamando para missões?”. As preocupações inerentes à prática de discernir a vontade de Deus estão sobre a possibilidade de obedecer o seu chamado ao serviço missionário, que geralmente nos joga em uma crise por causa da zona de conforto – explodindo ramificações de render a esse apelo. Cristãos perguntam constantemente sobre o curso e as implicações dessa vocação, para professores de seminário, pastores, agências missionárias, missionários e amigos. Eles perguntam o que exatamente constitui um apelo missionário, quão detalhado deve ser, e como Deus se comunica através de um chamado para Seus filhos. Muitos se perguntam se um chamado específico e pessoal é necessário, pois parece-lhes que todos os cristãos são chamados e só os obedientes respondem. Mesmo se eles estão certos de um convite pessoal para missões, eles ainda tem o dilema de descobrir os detalhes indescritíveis de onde, quando, como e com quem o chamado será cumprido. Alguns acreditam que eles são chamados para “missões de luta”. Ou com a forma como eles podem seguir o chamado de Deus quando seu esposo ainda não se sente chamado. Confusões são constantes para a maioria dos crentes sobre o chamado missionário.

Existem poucas literaturas relacionadas ao apelo missionário que se aplicam às pessoas no século XXI. Questões como o terrorismo, globalização, urbanização, mudaram a visão das missões. Algumas agências missionárias têm respondido a estes desafios com inovações, como as plataformas de acesso criativo (por exemplo: você usar sua profissão para entrar em lugares onde é terminantemente proibida a pregação do evangelho) para prover entrada e proteção em lugares perigosos, outros estão abertamente pedindo missionários mártires. Alguns oradores e literatura de missões dizem que todos são chamados a ir, enquanto outros dizem que ninguém deve ir sem uma vocação específica. O discernimento pode ser difícil na melhor das circunstâncias e dessas complicações, apenas conhecer e fazer a vontade do Senhor parece ainda mais difícil.

A incompreensão do chamado missionário que se recebe, e o mau preparo dos vocacionados, provavelmente, mantém as pessoas com o desejo de ir para o campo missionário por motivos equivocados, que ocasiona um Retorno Prematuro. Talvez você seja um de muitos jovens ansiosos que querem saber se Deus está te chamando para missões. Ou talvez, você seja uma das centenas de membros fíeis da Igreja que se aproximam da terceira idade, já com seus filhos na faculdade ou casados, querendo terminar a sua vida bem, servindo no campo missionário com os seus anos restantes.

Cristãos como você, em todo o mundo, também lutam com a pergunta: “Como podemos saber com certeza que Deus está nos chamando para missões?”.

Não é uma pergunta fácil de responder, porque sua resposta trará mudança de vida. Mas, essa mudança será sempre para o nosso bem, pois não existe nada melhor do que estar no centro da vontade do nosso Senhor Jesus Cristo. E podemos ficar tranquilos quanto ao chamado que recebemos, pois Ele chama, capacita, sustenta e envia. O que nos resta é entender a Sua vontade.

A seguir listaremos quatro passos que serão bastante úteis para o esclarecimento do chamado de Deus para o campo missionário. O primeiro passo é se envolver com o Ministério de Missões. Procure atividades relacionadas ao que você entende como direcionamento de Deus. Segundo passo é conversar com seu pastor e explicar para ele o que você tem entendido sobre o chamado de Deus. Seu pastor, percebendo seu envolvimento no ministério de missões, vai colaborar para o desenvolvimento do seu chamado. Se sua igreja tiver um programa de vocacionado, increva-se nele para que você entenda melhor o direcionamento de Deus. O terceiro passo é conversar com alguns missionários ou pessoas que estão envolvidas no ministério e líderes de agências missionárias. Pelo fato de serem pessoas diferentes que pensam de diversas formas, isso o ajudará a ter várias idéias e agregar as conversas ao que tem vivido. O último passo é encontrar uma pessoa bem experiente, madura espiritualmente, em quem você confie e que irá o ajudar no processo do desenvolvimento da sua vocação. Converse com essa pessoa para ser seu mentor¹.

Ao término de todos esses passos, sua vocação já estará bastante desenvolvida. Você terá avançado muito no entendimento do seu chamado, quanto ao tipo de ministério, onde, quando, como e com quem. Tudo isso não será mais dúvida e sim uma grande resposta. Não temos que nos preocupar com as consequências do chamado de Deus, pois Ele quer sempre o melhor para nós, e não tem coisa melhor do que estar no centro da vontade de Deus.

¹ Mentor é uma pessoa sênior com grande experiência no campo geral da vida que orienta uma pessoa júnior ou menos experiente. Geralmente tem a experiência e as respostas para seu mentorado. Papel do Mentor segundo Howard Hendricks em seu livro Como o ferro afia o ferro: “Fonte de informação e treinamento; Fonte de sabedoria; Promover habilidades específicas e comportamentos eficazes; Fornecer feedback; Aconselhar e Auxiliar no alinhamento para uma perspectiva correta”.

Anúncios

4 Respostas para “Chamado?

  1. Sandro, demorei para ler… Entrei no seu blog e gostei muito do seu texto. Gostei tb da analogia ao desenho QUAL SUA POSIÇÃO EM MISSÕES? rsrs… Sobre Mz, tenho o desejo de retornar. Estive lá em 2002. Na IBM, o Daniel Shimenes está programando uma viagem para novembro… gostaria muito de ir… mas acho que não será desta vez pois vou para o sertão em Janeiro. A propósito, vamos para o Sertão em Jan 2011? http://www.plantarigrejasnosertao.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s